terça-feira, 5 de setembro de 2017

PRODUTORES DE MANDIOCA DE RONDON PRESTIGIAM O ENCONTRO REGIONAL DE MANDIOCULTORES

Na última sexta-feira, (01) de setembro, sete Mandiocultores do Município de Rondon, participaram do Encontro Regional dos Produtores de Mandioca da Amenorte, realizado no Salão Paroquial do Distrito de São Lourenço, em Cianorte/PR. Os produtores foram acompanhados pelo Chefe da Divisão de Agricultura, Aleandro Ferreira de Souza, pelo Técnico em Meio Ambiente, Pedro Dias Monteiro e pela extensionista da Emater local, Médica Veterinária Mariana Lopes M. de Paiva.
A programação do evento contou com a palestra do engenheiro agrônomo Mário Takahashi, pesquisador do IAPAR de Paranavaí, que tratou dos seguintes assuntos sobre a cultura da Mandioca: qualidade da rama para plantio, principais doenças e pragas e respectivos controles, calagem e adubação, plantio direto, cultivares registrados e não registrados para nossa região. Também comentou sobre a nova variedade B36/07, desenvolvida no IAPAR de Paranavaí e que está prevista para ser lançada em 2018, e possui as seguintes características: pode ser colhida tanto no primeiro como no segundo ano de cultivo, bom teor de amido, “despique” fácil, pouco sensível à mosca-branca, etc. Foi disponibilizado aos produtores algumas ramas dessa variedade para plantio.
Na sequência, o também pesquisador do IAPAR de Paranavaí, engenheiro agrônomo Jonez Fidalski, conversou sobre o tema Conservação de Solos. Falou rapidamente sobre o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (PROSOLO PARANÁ), que tem como objetivo promover o controle dos processos erosivos do solo e da degradação dos cursos d’água nos sistemas produtivos.
Abordou sobre as principais classes de solo existentes na Região do Arenito e como manejar os cultivos agrícolas nessas áreas, principalmente a lavoura de mandioca. Relatou também sobre os trabalhos de pesquisa do instituto nessa área, como por exemplo, as variações do Arenito em areia fina e areia grossa e as vantagens dessas variações; outro trabalho relatado foi sobre a implantação da grama mato-grosso como plantio intercalar em lavouras comerciais (ex: laranjais) e os benefícios dessa associação no manejo e conservação dos nossos solos.

A última palestra foi do engenheiro agrônomo Jorge Maurino dos Santos, da Emater de Peabiru, que versou sobre o tema Sistemas Agrossilvopastoris. Ele mostrou trabalhos já realizados em cultivos de eucalipto consorciados com gramíneas e outros culturas agrícolas e os benefícios desses consórcios agrícolas para o solo e para o produtor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário